Bullying é uma violência psicológica, física ou verbal de forma intencional e repetitiva que ocorre em todos os setores da sociedade, mas principalmente nas escolas.
Existem variadas formas que podem configurar as práticas de bullying como:
1.Psicológico e Moral (perseguir, aterrorizar, ameaçar, difamar, excluir, humilhar e outros)
2.Físico e Material (empurrar, chutar, bater, furtar e destruir objetos da vítima, e outros)
3.Verbal (ofender, xingar, insultar e outros)
É muito importante no contexto escolar, identificar os alunos que são vítimas ou agressores para que tanto a escola quanto a família possam elaborar ações efetivas contra o bullying.
As vítimas, frequentemente, no ambiente escolar vivem isoladas do grupo ou perto de algum adulto para que a proteja; apresentam posturas retraídas; dificuldade em solicitar o professor; geralmente sentem se inseguras, ansiosas, tristes e aflitas; fogem de situações de exposição; apresentam faltas frequentes às aulas com medo de humilhações ou agressões psicológicas e físicas; e aos poucos vão se desmotivando com as atividades escolares;
Os agressores colocam apelidos pejorativos, destacando características em relação ao corpo (peso, altura, pele, cabelo), roupas, acessórios, condição socioeconômica, credo, orientação sexual e outros; difamam, constrangem, menosprezam; além de ameaçarem e intimidarem, usando de empurrões, socos, tapas, beliscões, puxadas de cabelos ou roupas, e outros; também no ambiente escolar podem pegar lanches, dinheiro e objetos das vítimas. Desde muito cedo, os agressores apresentam aversão às regras, não sabem controlar a raiva e impulsividade, não aceitam ser contrariados; geralmente tem um desempenho escolar regular ou insatisfatório, e falta (parcial ou total) de afetividade pelas pessoas que pode ser compreendido pelo contexto familiar vivido ou traços de personalidade.
E quem merece atenção e cuidados: as vítimas ou agressores? Ambos precisam ser cuidados, ouvidos, orientados pela escola e família, e serem encaminhados para uma psicoterapia porque ambos estão em sofrimento psíquico!
Sugestões de Filmes: 1. Bang Bang, Você Morreu; 2. Meninas Malvadas;
Danila Fernanda Adrião de Faria – Psicóloga e Terapeuta Familiar
Comentários