É comum que casais que tentam engravidar fiquem ansiosos para a notícia positiva, contudo, os fatores psicológicos podem adiar o sonho dos futuros pais

Em casais tentantes de uma gravidez é normal encontrar aquela ansiedade latente, uma vez que a chegada de um filho ou filha, podem representar uma mudança significativa na vida do casal e também a realização de um sonho para muitas famílias.

Embora a ansiedade seja relacionada a um desequilíbrio mental, seus prejuízos à concepção da gravidez são físicos. Isso porque quando a mulher está ansiosa existe em desajuste hormonal que pode culminar em alterações e irregularidades nos ciclos menstruais, inibindo a ovulação em casos mais intensos.

O estresse e a ansiedade também aumentam o nível do cortisol, hormônio presente em momentos e situações estressantes. Esse hormônio também prejudica a ovulação e consequentemente, afeta os ciclos menstruais, levando a dificuldade para engravidar e até a abortamentos. 

Outro prejuízo do emocional para a gravidez é que a ansiedade aumenta a produção de epinefrina, um hormônio que deixa o corpo em estado de alerta e dificuldade a fecundação, atrapalhando assim a locomoção dos espermatozoides no corpo da mulher.

Futuras mães também podem ter a fixação do óvulo no útero diminuída porque a ansiedade estimula a produção de oxitocina, um outro hormônio que provoca contrações uterinas que involuntariamente expelem o óvulo.

Além das mulheres, os homens também podem sofrer com a ansiedade pela chegada da gravidez. Eles podem desenvolver desequilíbrios hormonais que levam à disfunção erétil, problemas de ejaculação precoce, diminuição do ímpeto sexual e dificuldades com sono e concentração.

Como podem ver, os desajustes mentais interferem diretamente na saúde física e podem deixar o sonho da gestação mais distante. Mas uma boa notícia: para o sonho de ter um filho se realizar sem estresse ou ansiedade, algumas dicas podem ajudar os futuros pais.

Anotem todas e compartilhem conosco as experiências que tiveram com as tentativas da gravidez escrevendo nos comentários:

– Não pense só na futura gravidez. Mantenha uma rotina com outras atividades para controlar a ansiedade;

– Melhore a alimentação e mantenha hábitos saudáveis no seu dia-dia;

– Fique de olho na balança, pois o excesso de peso pode atrapalhar;

– Consulte seu ginecologista regularmente;

– Aproveite o período fértil;

– Espere com calma pois a maioria dos casais conseguem a gravidez em até um ano;

– Não se compare a outras mulheres;

– Se as tentativas estiverem atrapalhando seu bem-estar mental, procure a ajuda de um psicólogo.

Por fim, não esqueça de um ponto importante: é normal que as tentativas de gravidez sem sucesso criem ansiedade e estresse nos futuros pais.

São os hábitos do seu dia a dia que vão contribuir com seu bem-estar físico e aumentar as chances de uma gravidez tranquila e saudável.