Conheça alguns pontos que ainda dão o que falar na compreensão das emoções e na evolução do autoconhecimento e das atitudes de autocuidado

Quando falamos sobre saúde mental, infelizmente ainda temos muitos desserviços que impedem muita gente de procurar ajuda especializada. A questão ainda envolve muitos tabus e ideias preconcebidas que impedem o desenvolvimento psicológico de toda a sociedade.

Alguns mitos são tão difundidos que acabam ganhando credibilidade e prejudicando o receptor da informação. Por isso, hoje separamos os principais mitos e verdades em torno da saúde mental.

  • Existem emoções boas e ruins – MITO

O que fazemos com as emoções é que as tornam boas ou ruins, mas na verdade as próprias emoções não são  prejudiciais. É o nosso repertório pessoal que contribui com o significado dado às emoções.

  • A ansiedade excessiva pode ser um transtorno da saúde mental – VERDADE

Em algumas situações, a ansiedade pode ser tão grande que causa profundo esgotamento físico e mental. É indicada ajuda profissional especializa e em alguns casos, é necessário até acompanhamento psiquiátrico com o uso de medicamentos.

  • As emoções ruins duram muito tempo – MITO

As emoções são temporárias e atingem maior pico de intensidade no início do trauma, depois acabam por se enfraquecerem e logo a pessoa reestabelece seu ponto de equilíbrio.

  • Pânico e medo são a mesma coisa – MITO

Medo é um sentimento natural do indivíduo que é parte de um processo da proteção humana. Já a Síndrome do Pânico é um medo tão intenso que pode desencadear fobias e deixar a pessoa fora de seu estado normal.

  • Uso excessivo de drogas e álcool pode causar transtornos mentais – VERDADE

Drogas e álcool possuem substâncias que atacam o sistema nervoso central. Dependendo do histórico da pessoa, da quantidade de drogas ingeridas e da frequência, pode desenvolver transtornos como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia e outros.

  • Não é possível controlar as emoções – MITO

Com a psicoterapia e a prioridade de atitudes de autocuidado, é possível transformar a maneira de pensar e alterar o jeito que as emoções afetam a saúde mental.

  • Pessoas pessimistas têm algum transtorno na saúde mental – PARCIALMENTE VERDADE

O pessimismo pode ser uma emoção passageira ou mesmo um traço de personalidade. Mas quando ele é persistente, pode indicar que a pessoa está sofrendo algum transtorno psicológico.

  • Pessoas com transtorno bipolar não conseguem ter uma vida estável – MITO

Com o acompanhamento médico e psicológico em dia, é possível sim, desempenhar todas as atividades e ter uma vida estável.

Priorizar sua saúde mental é priorizar uma vida mais saudável, leve e com longevidade. Qualidade de vida e bem-estar podem ser conquistados através dos cuidados da psicologia.

Faça terapia e se ame cada vez mais!