O início do ano é um período importante para os cuidados com o bem-estar da mente, já que a busca pelas “promessas de ano novo” pode causar ansiedade e frustrações

Os anos são diferentes, mas para grande parte das pessoas, todos eles começam com algo em comum: promessas de mudança e novas atitudes. Início da dieta, inscrição no curso de inglês, prática de atividade física, aprender um instrumento musical, montar um negócio, entre outras metas que são bastante comuns em todo início do ano.

Já para muitas pessoas, esse é um período de frustrações, pois nem sempre é possível realizar tudo o que foi pensado e planejado para o ano que ficou no passado. Esse misto de sentimentos – ansiedade, preocupação, entusiasmo – pode impactar na saúde mental de todos, por isso esse texto alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental de janeiro a janeiro.

Essa cautela é essencial para que as pessoas possam viver com mais equilíbrio e qualidade de vida, através da atenção psicológica, afinal, todas as conquistas da vida passam pela estabilidade mental.

O assunto é cada vez mais atual e importante de ser debatido por toda a sociedade, desde as famílias, passando pelas escolas e chegando a um nível de saúde pública de fato. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os números de pessoas com depressão no mundo giram em torno de 300 milhões.

Outro número preocupante é que o suicídio é a segunda principal causa global de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos, ainda segundo a OMS. No Brasil a situação também é alarmante: um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) revelou um aumento de 90% nos casos de depressão apenas durante a pandemia. Já o número de pessoas com crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo praticamente dobrou entre março e abril de 2020.

Todos esses dados nos dão uma perspectiva de como a saúde mental pode o bem-estar da população e como é uma importante pauta a ser debatida como prevenção de inúmeras doenças e problemas de saúde coletiva.

Cuidados com a sua saúde mental

  • Fique longe de situações e pessoas que lhe causem emoções negativas;
  • Faça mais o que te faz feliz. Separe um tempo para você e se dedique a atividades que lhe trazem prazer e satisfação;
  • A convivência social e com a família também é um instrumento importante de cuidado com a saúde mental;
  • Priorize a prática de atividades físicas, tenha uma alimentação saudável e cuide da qualidade do sono;
  • Durante a pandemia, encontre meios de rever aqueles que você ama e tire um tempo de autocuidado.

De janeiro a janeiro, fica o alerta que a saúde mental deve ser levada a sério e se priorizada, pode fazer com que todos tenham uma vida mais plena e feliz.