O término de um relacionamento nunca foi fácil. Se adaptar à nova rotina, não ter mais a pessoa ao lado e aceitar que terminou são coisas habituais de uma separação. Isso independentemente se foi você quem terminou ou a outra pessoa.

E quando falo do término de um relacionamento, não é apenas o amoroso. A mudança de trabalho ou o término de um curso muito investido também é o fim de um ciclo e tem todo o luto a ser vivenciado pela nova rotina que está acontecendo.

Nesse artigo vou focar principalmente em relacionamentos amorosos, mas algumas dicas podem ser usadas também em outros tipos de términos.

Lembre-se quando se decide pela ruptura é porque todas as tentativas de manter o relacionamento foram feitas e infelizmente o término foi a melhor opção para manter a saúde dos dois.

Todos os términos são importantes serem vivenciados o luto. E o luto nada mais é “recolher” a energia que era investida nesse relacionamento, elaborá-la e reinvestir em algo novo. Esse processo leva tempo e todas as etapas são importantes serem vivenciadas para quando entrar num novo relacionamento não levar projeções e sentimentos do relacionamento anterior.

Mas como fazer para a dor da separação ser pelo menos suportável? Seguem algumas dicas sobre o assunto.

1 – Evite contato recorrente com o “ex”

No início, para superar a separação, o contato constante para conversar sobre o relacionamento ou coisas comuns do casal podem atrapalhar ou alimentar o sentimento e a esperança da reconciliação por uma das partes, sendo muito mais difícil a superação do término.

Claro que tem situações que é inevitável, principalmente se tem filhos na jogada, mas tente manter o contato necessário e no caso conversar assuntos pertinentes aos filhos.

2 – Converse ou escreva sobre o que você sente

Quando nós estamos muito triste é natural queremos ficar quietinhos, e tudo bem se sentir assim, mas chega um momento que precisamos voltar a ter contato com o mundo, e olharmos para esse sentimento que dói tanto.

Falar ou escrever sinceramente sobre o que sente, além de permitir uma reflexão, também é um jeito de extrapolar todo o sofrimento.

Coloque no papel ou fale, com sinceridade o que você sente. E permita sentir tudo de forma plena, sem receio do que vão pensar de você.

3 – Lembre-se do motivo do término

É comum, durante a dor da separação, a pessoa apenas ressaltar as coisas boas que o casal teve durante o relacionamento. Isso pode criar falsas esperanças e magoar ainda mais.

Então, lembre-se que houve um motivo para o término e que foi uma decisão tomada por algum motivo. Lógico que tudo o que foi vivido trouxe grandes aprendizados, então traga esse aprendizado para o dia a dia, não a falsa esperança de voltar e ser diferente.

4 – Busque fazer coisas diferentes

Logo após o término, é interessante buscar coisas diferentes da rotina, por exemplo, iniciar uma academia ou aquela aula de dança que sempre teve vontade de fazer e nunca tinha tempo.

Fazer as coisas que gosta não só te permite elaborar esse luto do término, como também vai te trazer a oportunidade de conhecer novas pessoas e vivenciar novas experiências, e isso pode ser muito agredador. Fora que estar perto da família e amigos também ajuda muito.

Mudar a rotina e adicionar coisas que você goste de fazer também ajudam no processo de superação da separação.

5 – Saia com as pessoas queridas

Como citei acima, estar perto das pessoas que você gosta e ama, como da família e amigos, é essencial para ajudar a superar este momento difícil. Perto destas pessoas você pode se divertir, ser quem você é, amar e se sentir amada. Fora que te permite descontrair e até mesmo resgatar coisas boas que você tem e acabou deixando de lado por causa do relacionamento.

Invista nas pessoas que te querem bem e te amam como você é. Fora que nada melhor que um colinho de uma pessoa querida quando a gente está na bad, não é mesmo?

6 – Evite entrar num relacionamento novo logo

Às vezes, por hábito de ter alguém ao lado, as pessoas não permitem viver o luto da separação e já engatam num relacionamento novo.

Isso pode ser ruim para o novo relacionamento, porque ainda existe muito sentimento do relacionamento anterior que pode ser projetado no novo relacionamento. Logo, dar tempo para si é essencial antes de investir em um novo relacionamento.

7 – Organize o ambiente

Com frequência, no ambiente que você vive tem muitas coisas que tragam lembranças de vocês dois. Arrumar a casa, desapegar de coisas que lembrem vocês dois e até mesmo fazer aquela limpa em coisas que não se usa mais, mas fica guardando para quem sabe usar um dia permite renovar o ambiente e trazer a sensação de “limpeza da alma”.

Você já deve ter percebido que quando o ambiente está organizado até se sente melhor com isso. Então aproveite esse momento e arrume sua casa e seus sentimentos para viver um pouco melhor.

8 – Continue cuidando de si

Cuidar do seu corpo e da sua mente sempre faz muito bem. Lembre-se que o seu maior bem é o seu corpo e sua mente.

Praticar exercícios físicos, buscar hobbies e ter válvulas de escape são muito importantes em qualquer momento da vida, então sempre cuide de si, você é o seu bem mais valioso.

As vezes com a rotina negligenciamos esses cuidados e sempre adiamos para a semana que vem o inicio de uma atividade regular ou a psicoterapia que possa ser tão enriquecedora. Bora colocar em prática aquilo que você tem vontade de fazer e fica adiando.

E lembre-se, olhar para si, entender que os sentimentos fazem parte de quem nós somos e cuidar deles é tão importante como cuidar do corpo físico!

E pensando nestas dicas, gostaria de te convidar para assistir o filme “Separados pelo casamento”, com a Jennifer Aniston. É uma comédia muito bem-humorada que conta a trajetória de um casal desde o início do relacionamento, até a superação do término. Vale a pena conferir.